ANPD determina suspenção de transmissões ao vivo de plataforma

Na última quarta-feira, dia 12/08/2026, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), com base no Estatuto da Criança e do Adolescente Digital (ECA Digital), determinou a suspensão das transmissões ao vivo pela plataforma Discord, por conta da investigação sobre a morte de uma adolescente de 13 anos em Navirai, Mato Grosso do Sul, que cometeu suicídio depois de sofrer ameaças, manipulação e coação por integrantes de um grupo virtual formado na plataforma.

O caso de Navirai levou a uma investigação que revelou outras vítimas menores de idade em outros Estados, e à identificação de problemas nos mecanismos de segurança previstos no ECA Digital.

Além das lives, a medida determina que a plataforma suspenda recursos de transmissão e compartilhamento de vídeo e implemente mecanismos de segurança eficazes.

O Discord é uma plataforma muito usada por jogadores de games online e também por crianças e adolescentes. Ela permite troca de mensagens por texto, voz e videochamadas, e, segundo a ONG SaferNet.Brasil, tem tido um número crescente de denúncias.

A plataforma tem três dias para cumprimento integral da suspensão no território nacional e dez dias para apresentação de recurso contra a decisão.
O processo administrativo instaurado pela ANPD pode levar à aplicação sanções, como multa de até R$ 50 milhões por infração.

Gabriella Gaida | Sócia de Di Ciero Advogados

Imagem:©[Jazmin Tabuena] via Canva.com

 

 

 

 

 

 

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.