Avança no Congresso projeto de lei que determina que responsáveis sentem-se ao lado de menores de 16 anos no transporte aéreo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (12) o projeto de lei 3.815/2019, da senadora Leila Barros (PDT/DF) que propõe que menores de 16 anos tenham o direito de viajar de avião sentados ao lado dos pais ou responsáveis sem obrigatoriedade de pagamento de taxas extras. A regra valeria também para pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

O projeto, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/1986), não determina onde crianças e responsáveis devam ser acomodados, apenas que não podem ser separados.

A relatora do PL na CCJ, senadora Eliziane Gama (PSD/MA) acrescentou ao projeto um dispositivo que especifica que, em caso de passagens aéreas adquiridas separadamente, cabe ao responsável comunicar à companhia aérea até 72 horas antes do voo que precisará de assentos contíguos. Fora deste prazo, a acomodação lado a lado só poderá ser feita se houver disponibilidade.

Em julho de 2022, a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil já havia determinado que as companhias aéreas garantissem assentos para que menores de idade viagem ao lado dos pais. A determinação foi feita após negociações entre a agência e as empresas e está em conformidade com a Resolução 295 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.