STF volta a discutir em maio processo sobre demissão sem justa causa

O Supremo Tribunal Federal traz de volta à pauta, no dia 19 de maio, o processo que discute se o empregador será impedido de fazer demissões sem justa causa. Trata-se de uma importante matéria trabalhista, que já está sob a apreciação da Corte há 26 anos e teve diversos pedidos de vista.

Os ministros do Supremo voltarão a analisar a ação contra o decreto federal 2.100/96 pelo qual o então presidente Fernando Henrique Cardoso denunciou a Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

A Convenção 158 trata da demissão sem justa causa no mercado de trabalho. De acordo com a norma, o empregador tem o direito de extinguir o contrato de trabalho, mesmo que não seja uma justa causa ou motivo disciplinar, mas precisa informar ao trabalhador o porquê de estar fazendo isso. Os países signatários do tratado têm prazo para ratificar o acordo ou contestá-lo. Ao apresentarem denúncia, como fez o Brasil, o país denunciante torna público que o tratado não vigora internamente.

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.