Brasil terá novo ponto de produção de energia renovável
O Porto do Açu, no estado do Rio de Janeiro, recebeu investimentos estrangeiros para ser pioneiro na produção do combustível de aviação sustentável (SAF) no país, com previsão de início da operação até 2029.
A meta é produzir entre 40 e 50 mil toneladas de SAF por ano através da parceria com o novo grupo investidor, com objetivo de alcançar a demanda europeia e atingir a exportação do combustível sustentável de aviação. A localização do Porto do Açu é considerada um facilitador para o envio do combustível ao mercado internacional, atingindo um menor custo de logística.
O Brasil é um dos principais países cotados para ser o grande polo produtivo de biocombustíveis, no entanto ainda carece de investimentos e políticas de incentivo para produção.