Presidente Lula assina projeto de lei para regulamentar trabalho por aplicativo de transporte de pessoas

O Presidente Lula envia nesta segunda-feira, dia 4 de março, ao Congresso Nacional o Projeto de Lei para regulamentação do trabalho de transporte por aplicativo.

O texto não prevê vínculo formal de trabalho, mas traz a previsão de remuneração mínima e obrigatoriedade de contribuição previdenciária para os motoristas de aplicativos, como Uber.

Os motoristas terão a garantia de receber pelo menos R$ 8,02 por hora trabalhada. As empresas vão ser obrigadas a pagar uma alíquota de 20% ao INSS e os trabalhadores entram com a alíquota de 7,5% complementar, que serão calculados sobre o “salário de contribuição”, que corresponde a 25% do valor efetivamente recebido.

Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal, na última sexta-feira, decidiu por unanimidade, que a questão de vínculo de emprego entre motorista e aplicativos de transporte de pessoas tem repercussão geral (RE 1446336). Assim a tese a ser fixada pelos ministros da Corte deverá ser seguida por toda a Justiça e impactar milhares de processos sobre o tema.

A questão do reconhecimento de vínculo empregatício entre trabalhadores e aplicativos tem gerado embate entre a Corte Superior e o Tribunal Superior do Trabalho. O STF reconhece a licitude de outras formas de trabalho diferentes da CLT, enquanto a Justiça do Trabalho reconhece a existência de vínculo, por fraude na relação de trabalho.

Para a conclusão da controvérsia, deve-se aguardar a aprovação das duas casas do projeto de lei proposto pelo Governo, após amplo debate com representantes da classe dos trabalhadores e das empresas e o julgamento do Recurso Extraordinário 1446336.

Gabriella Gaida | Sócia de Di Ciero Advogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.