CID-11 entrou em vigor em 1º de janeiro

A 11ª revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics) feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) passa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2022.

Conhecida como CID é uma das principais ferramentas epidemiológicas dos profissionais de saúde, pois é uma padronização universal de doenças, que permite monitorar a incidência e prevalência de doenças, identificar problemas de saúde pública e sociais. O que possibilita uma visão ampla da situação em saúde do mundo, identificando cada país com suas particularidades.

A CID-10, que estava em vigor até 31 de dezembro de 2021, tinha 14.400 códigos. Já a CID-11 busca refletir mudanças e os avanços na Medicina e Tecnologia e contém 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte. Dentre as mudanças estão os capítulos de medicina tradicional e saúde sexual e a seção de transtornos que podem causar adicção, que passa a prever o transtorno causado por jogos eletrônicos.

A Síndrome do Burnout, muito debatida nesse período de pandemia do Covid-19, principalmente nos setores de saúde, passa a ser considerada doença e a transexualidade foi retirada da categoria dos transtornos mentais.

Para acessar a nova classificação basta acessar o link: https://icd.who.int/browse11/l-m/en

 

Gabriella Gaida | Advogada de Di Ciero Advogados

Acompanhe Di Ciero Advogados também no Linkedin /dicieroadvogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.