Capatazia é a atividade de movimentação de mercadorias dentro do porto ou alfândega aeroportuária

Decreto exclui gastos de capatazia do imposto de importação

No contexto dos dificuldades ainda enfrentadas pelo setor da aviação, o Governo Federal alterou recentemente, por meio do Decreto 11.090/22, o Regulamento Aduaneiro para excluir da base de cálculo do Imposto de Importação os valores relativos à carga, à descarga e ao manuseio associados ao transporte da mercadoria importada, serviço chamado de capatazia.

A partir da publicação do decreto, em junho, ficam excluídos do valor aduaneiro os gastos incorridos no território nacional e destacados do custo de transporte (77, II, Regulamento Aduaneiro), além daquele efetivamente suportado até o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território nacional (77, I, Regulamento Aduaneiro).

A redução de custos com a importação de mercadorias estrangeiras visa fomentar o mercado brasileiro, permitindo ao setor produtivo realocar os gastos que seriam despendidos com esse imposto para outras áreas da atividade empresarial, melhorando a eficiência e a competitividade.

 

Gustavo Maia | Advogado de Di Ciero Advogados

Acompanhe Di Ciero Advogados também no Linkedin /dicieroadvogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.