Brasil e EUA anunciam nesta quarta-feira (20), durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, o lançamento da iniciativa global conjunta para elevar o papel central e crítico que os trabalhadores e trabalhadoras desempenham num mundo sustentável, democrático, equitativo e pacífico.

A parceria visa responder a cinco dos desafios mais urgentes enfrentados por trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo: (1) proteger os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, tal como descritos nas convenções fundamentais da OIT, os capacitando e acabando com exploração no trabalho, o que inclui o trabalho forçado e trabalho infantil; (2) promover o trabalho seguro, saudável e decente, e responsabilizar o investimento público e privado; (3) promover abordagens centradas nos trabalhadores e trabalhadoras para as transições digitais e de energia limpa; (4) aproveitar a tecnologia para o benefício de todos; e (5) combater a discriminação no local de trabalho, especialmente para mulheres, pessoas LGBTQIAP+ e grupos raciais e étnicos marginalizados.

Os presidentes Biden e Lula se comprometeram a, nos próximos fóruns (G20, COP 28 e COP 30), a levar a outros líderes as propostas da Parceria pelo Direito dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Vale destacar que, a partir de dezembro, o Brasil presidirá o G20 e, em 2025, assumirá a presidência do BRICS e sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, em Belém.

Gabriella Gaida | Sócia de Di Ciero Advogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.