Paralisação descartada: aeronautas aprovam proposta, mas negociações seguem no TST

Após audiência de conciliação realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho, no dia 23 de dezembro de 2025, entre representantes das companhias aéreas e da categoria dos aeronautas, restou decidido que a nova proposta, construída em conjunto com as partes, seria encaminhada para votação em assembleia da categoria dos trabalhadores de 26 a 28 de dezembro de 2025.

A nova proposta, apresentada pela Justiça do Trabalho mantinha as cláusulas anteriormente construídas pelas partes, substituindo apenas o pagamento do abono de 14% por um ganho real de 0,5%, além da recomposição integral pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), reajuste do vale-alimentação em 8% e redução para o limite de duas monofolgas por mês a partir da escala de julho de 2026, dentre outros benefícios.

Em consulta ao endereço eletrônico do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), foi divulgada a aprovação da proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para 2025/26, mediada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho, tendo sido registrados 65,93% de votos a favor e 32,77% de votos contra, além de 1,29% de abstenção.

Diante disso, o SNA também divulga que está cancelada a assembleia de deflagração de paralisação durante as festas de fim de ano.

Afastada a paralisação no final do ano, que era uma das preocupações da Justiça do Trabalho, as negociações continuarão com a intermediação do Tribunal Superior do Trabalho até o texto final da Convenção Coletiva de Trabalho.

Gabriella Gaida | Sócia de Di Ciero Advogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.