Brasil avança na sustentabilidade da aviação civil
Durante a 42ª Assembleia da International Civil Aviation Organization, que acontece até amanhã (3) em Montréal, no Canadá, o Brasil lançou a 5ª edição do Plano de Ação para a Redução das Emissões de CO₂ na Aviação Civil Brasileira.
O plano foi elaborado em conjunto com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (SAC/MPor) e prevê avanços importantes no uso de combustíveis sustentáveis (SAFs), inovação tecnológica e regulação ambiental do setor com o propósito de apoiar os esforços da ICAO na diminuição dos impactos ambientais da aviação civil e no cumprimento das metas globais relacionadas às mudanças climáticas.
É válido destacar que mesmo com o crescimento do setor aéreo, a intensidade de emissões de CO₂ na aviação doméstica caiu de 1,49 para 0,97 por tonelada-quilômetro útil (RTK). Deste modo, a ideia é que o futuro da aviação brasileira caminhe de forma sustentável, alinhado às metas globais de descarbonização definidas pela ICAO.
Jacqueline Lui | Advogado de Di Ciero Advogados
Foto: ©[Oneclearvision de Getty Imagens] via Canva.com