A exemplo de Europa e EUA, Brasil também está atento aos potenciais riscos do TikTok

A Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado (AGCM) da Itália anunciou a aplicação de uma multa no valor de 10 milhões de euros à rede social chinesa TikTok, por não implementar mecanismos adequados de segurança e controle para garantir a proteção de crianças e adolescentes contra conteúdos inapropriados.

A plataforma deixou de cumprir integralmente as diretrizes da AGCM, ignorando a vulnerabilidade dos usuários menores de idade e manteve ativo seu sistema de recomendação para conteúdos considerados perigosos.

O TikTok é uma das redes sociais mais populares entre os jovens, por conta de seus vídeos curtos. Mas, isso tem preocupado autoridades no mundo pela falta de controle do conteúdo e potenciais riscos à segurança dos usuários. Por esse motivo, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou nesta última quarta-feira, dia 13, um projeto de lei que pode levar à proibição nacional do TikTok.

No Brasil, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD já emitiu a Nota Técnica nº 6/2023/CGF/ANPD, que tem como assunto o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes pela rede social TikTok e recomendou que o documento com análise, orientação e conclusão fosse encaminhado à ByteDance Brasil, empresa detentora do TikTok no país, para manifestação.

A ANPD também participou de Audiência Pública na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, em dezembro passado, cujo tema do encontro foram boas práticas para a proteção de dados e publicidade digital para crianças e adolescentes na internet. Na oportunidade o presidente Waldemar Gonçalves informou que, no primeiro semestre de 2024, a ANPD realizará uma tomada de subsídios e um webinário a fim de trocar experiências e colher sugestões da sociedade sobre o assunto e informou que a ANPD está fiscalizando a atuação do TikTok e de plataformas de educação a distância que, durante a pandemia, ofereceram soluções remotas, mas que ainda hoje fazem uso comercial dos dados coletados.

Gabriella Gaida | Sócia de Di Ciero Advogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.