Lei reduz imposto sobre leasing de aeronaves

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na última terça-feira (31/05) a Lei 14.355/22, que reduz o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) para pagamentos de arrendamento de aeronaves por empresas brasileiras, o chamado leasing.

A Lei é fruto de uma Medida Provisória editada em dezembro de 2021
(MP 1.094/21), que reduziu o IRRF nas remessas feitas ao exterior para pagar
o leasing das aeronaves e motores. Como a MP foi editada em dezembro, garantiu-se que já em 2022 a alíquota caísse de 15% para zero.

Leasing Aeronáutico e as novas alíquotas

O leasing aeronáutico funciona como um aluguel a companhias aéreas, que pagam um valor mensal aos donos das aeronaves. Grande parte das empresas no Brasil e no mundo opera com aviões arrendados.

Algumas vantagens são o menor custo para as companhias aéreas em relação ao que elas teriam caso comprassem as aeronaves e a facilidade na renovação da frota.

Pela nova lei, a redução do IRRF valerá até 2026. A alíquota, que era de 15%, será da seguinte forma nos próximos anos:
2022 0%
2023 0%
2024 1%
2025 2%
2026 3%

 

Acompanhe Di Ciero Advogados também no Linkedin /dicieroadvogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.