Medida provisória libera FGTS para creche e flexibiliza jornada de trabalho para mães

O Congresso Nacional vai analisar uma Medida Provisória editada pelo governo nesta quinta-feira (05/05) para estimular a geração e manutenção de empregos para mulheres e jovens.

A MP 1116/2022 cria o Programa Emprega + Mulheres e Jovens e modifica a Lei 11.770/2008, que trata do Programa Empresa Cidadã, destinado à prorrogação da licença-maternidade mediante concessão de incentivo fiscal, e modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A medida prevê a liberação dos recursos da conta vinculada ao FGTS para pagamento de creche e apoio à parentalidade ao flexibilizar a jornada de trabalho para mães com filhos pequenos (ou pais, em alguns casos), com adoção de período parcial e compensação por banco de horas.

A MP traz também mudanças em relação ao retorno ao trabalho após a licença-maternidade e cria mecanismos que visam qualificar mulheres para que desenvolvam habilidades e competências em áreas estratégicas, permitindo que usem o FGTS para pagar cursos de qualificação.

Para conhecer a íntegra da medida que produz efeitos jurídicos imediatos e segue para apreciação pelas Casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado), podendo ser ou não convertida em lei, é só clicar em https://lnkd.in/dAA-QkbZ

 

Gabriella Gaida | Advogada de Di Ciero Advogados

Acompanhe Di Ciero Advogados também no Linkedin /dicieroadvogados

Privacy Preference Center

Di Ciero Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.