Aeroportos certificados por programa global de gerenciamento de carbono

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (Airports Council International – Latin America and Caribbean – ACI LAC) anunciou que o programa global de certificação de gerenciamento de carbono ACI Airport Carbon Accreditation (ACA) atingiu a marca de 500 aeroportos certificados em todo o mundo. Na América Latina e no Caribe são 71 aeroportos certificados, entre eles, 8 estão no Brasil.

O ACA é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos e cumpre o papel fundamental de impulsionar a indústria aeroportuária em seu processo de descarbonização.

O programa tem seis níveis de certificação:

1. Mapeamento: controle da pegada de carbono;
2. Redução: gestão de carbono a uma pegada reduzida;
3. Otimização: envolvimento de terceiros na pegada de carbono;
4. Neutralidade carbônica: emissões diretas por compensação;
5. Transformação: operações aeroportuárias e de seus parceiros de negócios para alcançar reduções absolutas de emissões;
6. Transição da compensação de emissões residuais com compensações confiáveis.

Lançado em 2009, na Assembleia Anual da ACI EUROPE, o programa busca avaliar e reconhecer os esforços dos aeroportos em todo o mundo para alcançar a meta de gerir e reduzir suas emissões de carbono. Desta forma, a indústria aeronáutica segue se modernizando para zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, conforme compromisso setorial da aviação.

Vitória Raizaro | Advogada de Di Ciero Advogados